© 2020 Prova do Artista Galeria de Arte

Travessa Bartholomeu de Gusmão n 13,  loja 01, Rio Vermelho, Salvador - Bahia - Brasil

  • Facebook Clean

(71) 3245 1660 / (71) 3331 6247

Chico Liberato

Francisco Liberato de Mattos. Salvador, Bahia, 1936.

Nasceu em Salvador, Bahia, em 1936. Expôs pela primeira vez em 1963, na Galeria Goeldi, no Rio de Janeiro. Teve destacada participação no movimento cultural que envolveu vários artistas na década de 60 em Salvador. Participou de diversas exposições coletivas, como a I Bienal de Artes Plásticas da Bahia em 1966, e Bahia Década 70 no Instituto Goethe. Realizou também diversas mostras individuais, no Brasil e no exterior.

 

Múltiplas são as expressões de sua arte. Nela encontramos esculturas, pinturas, desenhos, objetos, jóias, filmes e toda essa arte tem fonte única: aquilo que se nomeia como cultura popular. Mas ai daquele que pense nela como algo primitivo!

Sua arte segue o que normalmente se denomina de ‘raízes’ – que são as trilhas de caminho de um povo, sua voz, seu grito, suas alegrias e tristezas. Na sua arte temos retratado o Nordeste brasileiro em suas vicissitudes, em suas crenças, em suas esperanças. Suas composições e formas engendram o que há de mais esteticamente contemporâneo. Se ela provém de elementos ditos regionalistas, eles são elaborados com a extrema precisão de uma técnica cosmopolita, inscrevendo-se na cultura como fazer elaborado em busca de uma luta maior: a dignidade da vida.

 

 

Caludius Portugal