© 2020 Prova do Artista Galeria de Arte

Travessa Bartholomeu de Gusmão n 13,  loja 01, Rio Vermelho, Salvador - Bahia - Brasil

  • Facebook Clean

(71) 3245 1660 / (71) 3331 6247

Rogério Gomes

Rogério Gomes. Maceió, Alagoas.

FIAT LUX

 

O maior espectador da pintura é o pintor. Assim parece afirmar a obra de Rener Rama.

Com seu repertório figurativo em essência, mas abstrato pelo modo como o artista parece deixar o mundo observado á meia distância, num aparente estado de suspensão onde o interesse maior parece localizar-se na latência de um mundo dinâmico, mas silencioso por efeito suspensivo de sua sintaxe.

Ao artista, parece interessar os rumores da dinâmica do seu foco. Colher impressões suficientes apenas para a formação de uma sensorialidade.

Entre os quadrinhos e o impressionismo, Rener Rama geometriza uma razão para observador e observado. Keppler afirmava: “Deus é geômetra”. Em FIAT LUX, Rama parece ter uma curiosidade arqueológica daquelas distâncias, entre criador e criação, talvez por isso não saia incólume de uma atmosfera metafísica.

Sua pintura tem um conteúdo forte e problematiza as questões da luz. Suas abordagens formais são elusivas por gestões impressionistas que se deflagram como células calculadamente distribuídas para a formatação de espaços que parecem, enfim, mensurar a representatividade humana numa escala de impressões.

 

 

                                                                                              Vauluizo Bezerra, setembro de 2000.