© 2020 Prova do Artista Galeria de Arte

Travessa Bartholomeu de Gusmão n 13,  loja 01, Rio Vermelho, Salvador - Bahia - Brasil

  • Facebook Clean

(71) 3245 1660 / (71) 3331 6247

Walter Lima

Walter Lima. Salvador, BA, 1946.

Mimese, à necessidade de um lugar sombreado, onde finalmente se pode esquecer.

A pintura é labirinto conceptual da vida e do pensamento.

Figuras do exílio, cravam as unhas na carne da cor, estilhaçam a hipótese de cada possível perspectiva. Espaço vazio de objetos, saturado no rumor de eventos diacrônicos, repercussões sonoras da cor.

Cada linha não é acidental, mas expressão de um pensamento complexo da arte, formalizado sobre a tela como percurso tortuoso, cansativo. Parece não existir paz ou descanso pelo artista, a  pintura flui como forma incessante e obsessiva , supera montanhas, ultrapassa clareiras, na procura de outros possíveis maneiras de ser da imagem. A pintura é o magma fumegante de um videoteipe à deriva.

Combustões, exalações cromáticas, obscuridades sonoras de uma apariação barroca entre o oro e as trevas, o trabalho de Lima ultrapassa a origem brasileira para se colocar na extrema vertente de uma tragédia cultural e mental tipicamente européia.

Além do genius loci, além do abstrato, além do informal, além do sonho e do delírio, o trabalho de Lima se coloca em um “além” escondido, entre a consciência e o inconsciente, com o único desejo de superar limites, voando alto.

 

Roma, maio de 1999

 

 

Lídia Reghini di Pontremoli